Nossa história

Nossa história

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bom Feriado!



Às Amigas Para Sempre, tudo de melhor nesse feriadão

Aproveitem bastante e voltem na terça-feira cheias de disposição para participar da nossa resenha...

As que não forem viajar, o convite para o nosso blá, blá, blá por aqui

Beijinhos carinhosos

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Receitas - Modalidade Aperitivo


Picanha Cabra da Peste

Ingredientes: 01 picanha de 1k e 1/2 com capa de gordura ( preferencialmente maturada)
                        01 pc de margarina de 250 gr
                        01 tubo de mostarda de 190 gr
                        1/2 kg de cebolas grandes e fatiadas
                        sal a gosto

Modo de fazer: Coloque a picanha numa forma refratária com a gordura virada para baixo, fura toda a sua extensão, passando um pouco de sal. Por cima, espalha a margarina, cobrindo toda a picanha, formando uma capa protetora. Em cima da margarina, coloque as rodelas de cebola, cobrindo inteira, inclusive os lados. Em seguida, espalha a mostarda por cima das rodelas de cebola ( todo o tubo). Leve ao forno, retirando após 20 min ( tempo de derreter o molho). Fatia toda a picanha até o limite da capa de gordura, rega com o molho entre as fatias e leva novamente ao forno por mais 40 min, regando sempre.
Ao servir, corte cada fatia, regada ao molho, acompanhada de pão francês.

P.S. Receita deliciosa de um ex-namorado gourmet. Aperitivo ideal, regado a um bom vinho tinto a ser degustado preferencialmente à noite,  entre amigos. Depois dos excessos assimilados em nome da gula, uma aeróbica de alto impacto é sempre bem-vinda, se é que vcs me entendem...rs

P.S 2. A foto não corresponde ao prato - falta de opção de um retrato mais fiel...rs


Eita prato gostoso!!!!!!!!!!!!!


Receita encaminhada por Erika


quarta-feira, 27 de junho de 2012

Receitas - Modalidade prática


Bolo Pudim de Milho

Ingredientes: 01 lata de milho em conserva
                        03 ovos inteiros
                        01 garrafa de leite de coco de 200ml
                        02 colheres de sopa de manteiga
                        01 lata de leite condensado
                        01 colher de chá de fermento
                        01 xícara bem cheia de milharina

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador, colocando  o contéudo em seguida numa forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar cristal. Leve ao forno por 30 a 40 min, a depender da potência.


Vocês não fazem idéia da consistência cremosa que fica esse bolo!

Receita encaminhada por Erika


Receitas - Modalidade prática


Camarão no Pão Italiano

Pegue o Pão Italiano, retire o tampo superior e o coloque no forno para torrar um pouco. Reserve.

À parte, refoque 01 kg de filé de camarão no azeite de oliva com cebola e alho, misturando em seguida um pacote de Sopa Vono de Champion, dissolvida em um pouco de leite.

Deixe engrossar um pouco e adicione uma caixinha de creme de leite, misturando bem. Coloque o creme de camarão no pão italiano previamente preparado e sirva bem quente.

P.S. Caso vc prefira descartar o pão, o creme de camarão pode ser servido com arroz branco.

UM SUCESSO!!!!

Receita encaminhada por Fátima Fonseca


domingo, 24 de junho de 2012

Boa Semana!


Mais uma semana de realizações para as Amigas Para Sempre

Esperamos por vocês... Este espaço é nosso...


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Viva São João!


VIVA SÃO JOÃO!!!!

Nosso arraiá está todo enfeitado, esperando por vocês...

Nosso desejo para esse São João se resume em:

Muito forró no pé
Muita canjica, milho cozido, amendoim...
Muito chamego
Muita alegria
Muito amor no coração!



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mensagem 5 - Depoimento de Fátima Fonseca



"Minha história é quase toda de Felicidade. Tive uma infância em uma cidade, que na época não tinha nem luz elétrica, mas foi cheia de emoções. Minhas brincadeiras eram de subir em árvores, pegar cigarras, correr picula na rua e andar de bicicleta.

Escola nunca foi o meu fraco. Cheguei até a fugir quando tinha 5 ou 6 anos. Apanhei quando cheguei em casa, mas isso não adiantou muito não, porque eu era hiperativa e a criatividade para pintança era muita e meu pai, como era médico da cidade, fez com que todos me tratassem com privilégios e vontades.

Retornamos para Salvador em 1960, eu com 10 anos, tres irmãs ( 14, 12 e 5 anos), um irmão com 3 anos e uma na barriga, que nasceu assim que chegamos. Depois de tres anos, ganhei mais um irmãozinho.

Os 8 anos que passei no Colégio São José foram perfeitos para fortalecer a formação religiosa, moral e principalmente a formação sexual, porque, naquela época, os pais não conversavam sobre esse assunto. Não fui uma aluna exemplar. Nunca perdí um ano, mas continuei sem gostar de estudar. Fiz Curso Normal, começando no Colégio Alípio França e terminando no Colégio Costa e Silva.

Sempre gostei de crianças, cheguei a ensinar, mas resolví fazer vestibular para Dança. Quando me formei, já estava com duas filhas. Me casei em 1974 e esse ano faço 38 anos de casada. Sou muito feliz, tenho um marido que sempre amei e sei que sou amada.

Sempre pensei em trabalhar. A realização profissional chegou aos 40 anos e filhas já crescidinhas. Comecei a trabalhar com intercâmbio de adolescentes. Há 19 anos tenho uma empresa de Intercâmbio e Turismo. Durante esses anos, aprendí muito sobre educação. Os estudantes e pais, me ensinaram a entender o ser humano, a conviver com problemas e a controlar as emoções. Aprender com a vida, que faz a pessoa dar valor às coisas que realmente têm valor - a família e as amizades.

Às vezes eu pergunto a Deus se realmente eu mereço tudo o que ele tem me dado. Não que eu tenha tido só felicidade, tive algumas fases difíceis, a maior de todas foi quando eu perdí meu pai há tres anos atrás. Ainda não me recuperei dessa perda, mas tenho outros ganhos, momentos que fazem ocupar a mente de alegrias. Ganhei meu primeiro neto, depois de tres netas. Nada me deixa mais feliz hoje do que ser avó.

Estou com 62 anos e no momento tenho pensado muito no meu lado espiritual. Tenho tentado amar a todos que me cercam."



Fátima

Viva a Amizade!



"Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos, as distâncias, as impossibilidades.

Quando há afinidade, qualquer reencontro, retoma a relação, o diálogo, o afeto, no exato ponto que foi interrompido.

Afinidade, é não haver tempo mediando a vida."



Histórias daquele tempo - Freirinha "incomodada"



Freirinha "incomodada"

Tereza lembrou e nós registramos...

Era um dia de aula, como todos na nossa rotina. Algumas colegas eram consideradas como xodó das freirinhas. Uma delas era Teca, sempre muito compenetrada e comportada. Ajudava a nossa mestra de classe, Irmã Hermínia, e cuidava para que tudo estivesse na mais perfeita ordem...

Um belo dia, a querida freirinha ( para umas...rs), constrangida com os abusos de uma tremenda TPM e acometida de muitas cólicas, pediu então à nossa amiga Teca, que lhe fizesse um favorzinho muito especial e bizarro - a compra de absorventes na próxima farmácia do bairro, para amenizar o "incômodo" que chegava avassalador, já que ela, reclusa, não poderia sair por aí, expondo a figura.

Nossa colega achou aquele pedido muito estranho, pois na ingenuidade própria da pouca idade, não imaginava que freira também tivesse menstruação, uma vez que eram consideradas como seres acima do bem e do mal, não sendo portanto, acometidas por essas preocupações terrenas.

Esse assunto rendeu... Foi um falatório danado...

Final das contas, depois se soube que a dita irmã, deixou o hábito para casar-se adiante, cumprindo assim, a sua missão como mulher.

Haja história minha gente!


domingo, 17 de junho de 2012

Feliz Semana!


Uma semana de muitas alegrias!

Esperamos por vocês contando novidades...

Que estejamos sempre unidas...

Que sejamos o que sempre fomos - AMIGAS PARA SEMPRE!

sábado, 16 de junho de 2012

Histórias daquele tempo - Aulas extra-curriculares


Aulas extra-curriculares

Iracema, mais uma vez, lembrando das nossas trapaças...rs

Pura verdade. Nossas mães, preocupadas em nos preparar para a vida, o que inclue certamente, um bom casamento, nada melhor que ter filhas prendadas, o que oscila entre saber costurar, cozinhar, enfim, cuidar bem de uma casa, o que era considerado de bom ton, para mocinhas casadoiras que nem nós.

Assim, surgiu a idéia de um Curso de Corte e Costura com a Madame ( era como a chamávamos). Era um tal de corta aqui, tira medida alí, régua prá lá e prá cá e no final, ninguém conseguia costurar nada.

Não há como negar a farra que era, uma atividade prática como essa. Aproveitávamos prá fazer gracinhas, descontrair, curtir esse convívio maravilhoso.

Assim foi com o Curso de Arte Culinária. As aulas eram realizadas no Refeitório do colégio e nós, aproveitávamos prá comer tudo depois de pronto ou mesmo antes de concluir os pratos.

Era legal demais! Sem falar na guerra de farinha que fazíamos, quando as freiras davam as costas.

Iracema e Fátima por exemplo, numa dessas aulas, comeram todas as bananas fritas da receita da farofa de peixe... As outras colegas ficaram com água na boca, enquanto elas saboreavam e repetiam: "Hummm, tá gostoso!!!!"  Sacanagem...rsrsrs

Essas lembranças alimentam até hoje a nossa história da forma mais genuína.

Que bom que foi assim!!!


Histórias daquele tempo - Matando aula


Matando aula

Essa, Iracema não deixou escapar...

As meninas não davam trégua... Mesmo que não fosse aula vaga, nós, em bando, fugíamos pelo portão lateral da Capela, apenas para tomar o ônibus na porta do colégio e irmos até o terminal da Praça Cairu, com a simples intenção de passear... Ou melhor, transgredir... Ou melhor, sacanear as freirinhas, que ficavam de cabelo em pé, com a falha da segurança do colégio.

Pelo simples prazer de fazer algo que era considerado proibido, tinha gosto de quero mais... Sempre repetíamos a façanha, indo cada vez mais longe e quando nossos pais ficavam sabendo dessa experiência, os castigos rolavam solto... Mas nada nos intimidava... O gostoso estava exatamente aí, em colocar a perna cada vez mais longe...rs

Algumas tomavam coragem e subiam o Elevador Lacerda, outras, mais prudentes, não se arriscavam, com receio do desconhecido. Saltando ou não do ônibus, era considerada uma traquinagem e tanta e voltávamos satisfeitas, realizadas, por termos testado nossos limites.

Cada vez que lembramos da nossa irreverência, mais nos sentimos próximas e amigas.


É bom demais!


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fim de semana chegando...


Hoje já é quinta-feira!!!!!!!!!!!!!

Já pensaram num caminhão cheio de gatos prá todos os gostos, descendo ladeira abaixo em nossa direção?????? ( Ei... Só para as solteiras...rs)

É exatamente isso que sonhamos para o nosso fim de semana... Rezem preces de todos os credos, implorem ao Universo e conspirem secretamente... Quem sabe assim, o milagre acontece...Ahahahah

Amigas queridas, que o nosso fim de semana seja repleto de surpresas lindas.

E não esqueçam...



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia de Santo Antonio


Viva Santo Antonio!

Santinho casamenteiro, hoje é seu dia. Olhe por nós, suas devotíssimas, que estamos passando o maior perrengue sem um ombrinho prá encostar, um pézinho prá aquecer, uma boquinha prá beijar, um cangote prá cafungar...

Santinho casamenteiro, veja você que situação - a uma altura dessa da vida, merecemos um chamego gostoso que seja prá sempre... Afinal, não há tanto tempo assim prá esperar...rs

O príncipe pode ser:

- Lindo
- Cavalheiro
- Rico
- Fiel
- Inteligente
- Espirituoso
- Sensível
- Carinhoso
- Tímido ( importante, pois neutraliza o assédio)
_ E muito, muito Gostoso, afinal ninguém é de ferro...rs

Dá uma força aí Santinho!


terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados


Feliz Dia dos Namorados Amigas!!

Para aquelas amigas que estejam amando, tudo de melhor nesse dia...
Para as outras, que não tenham seus pares, alguns conselhos:

- Não caiam na tentação de sair com o ex...
- Não fiquem chorando pelos cantos...
- Não aceitem o primeiro convite para a night...
- Não se desesperem... O que é seu, tá guardado...rs

Afinal, nada demais em sair com amigos,
Quem sabe até um ficante...

Se optar por estar só, abra um vinho tinto bem encorpado,
E na sua varanda, deguste delicinhas, em sua própria companhia...

Sejam criativas!
Amanhã é outro dia!




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mensagem 4 - Depoimento de Annemarie


Amigas,

Falarei um pouco ( será pouco? rsrs) sobre minha vida pessoal. Essa idéia de Erika é boa, porque a gente vai percebendo, que na vida de todos nós, não só existiram flores, mas também espinhos. No entanto, o mais importante é ver que todas nós sobrevivemos a todas tempestades e estamos agora presentes e "unidas" para dividirmos " alegrias" e "dores"...

Na minha vida, o que mais me abalou foram as muitas "perdas precoces" e afetivas que passei:

- Aos 13 anos ( algumas de vcs presenciaram esta), perdí minha irmã de 19 anos e que era muito apegada a mim ( uma leucemia a levou).

- Aos 22 anos, perdí minha primeira filha, aos minutos de nascida, com 7 meses e meio ( precisou de enterro e tudo).

- Aos 26 anos, perdí meu pai com infarto.

- Aos 41 anos, perdí tragicamente (acidente de carro), o meu marido. Havia 15 dias que ele tinha feito 48 anos ( ficou ainda 6 dias hospitalizado em Itabuna) e eu, lá com ele, até o fim. Um casamento que eu considerava perfeito... Esposo, pai, filho, amigo, genro, cunhado, simplesmente maravilhoso. Fiquei no início revoltada com Deus, não queria saber mais de nada... Uns tres meses depois, fiz as pazes com o nosso Pai Celestial. Afinal, eu tinha 3 filhos ainda para zelar e eu precisaria mais do que nunca Dele. Fiquei com uma criança ( 9 anos) e dois adolescentes ( um acabava de fazer 16 e a outra 17). Me sentia sem chão... Sem saber por onde recomeçar (pois eu e ele éramos extremamente companheiros em todos os momentos), passei noites sem dormir... Chorava em farmácias, supermercados, datas comemorativas, etc... Um mês depois era a primeira comunhão da minha caçula... Aquelas músicas religiosas... Imaginem... Eu não parava de chorar nem um minuto sequer...

Pouco antes de falecer ( um ano mais ou menos), meu marido havia aberto uma lojinha de materiais esportivos... Ano seguinte ele falece... Ano seguinte muda-se a moeda e o Presidente tira o incentivo às compras... A loja ía despencando ( e ía tão bem). O outro nosso Escritório de Representações também foi sofrendo com as crises no país, juntamente com todos os brasileiros micro-empresários e honestos...

Fechei tudo... Com uma pensão "pequeníssima",  o aluguel do apartamento de Amaralina... Não dava ( filhos estudando e dificuldade para pagar colégios particulares)... Trabalhei um tempo no escritório de uma Livraria Cultura, mais adiante como promotora de vendas para um irmão, mais tarde para outro irmão... Até que estudei para esse concurso da Prefeitura ( Agente de Fiscalização) e apesar de trabalhar o dia todo e sem pegar em livros há 18 anos, estudava à noite e conseguí passar.

Melhorou um pouco...E à medida que foram se formando (1 Engenheiro Elétrico e 02 Fisioterapeutas) foi melhorando mais. Graças a Deus, eles não me deram trabalho com a conduta ( umas poucas bobagens, até engraçadas, um dia eu conto), nem com estudos, e se esforçaram para que, apesar de não ter pai, eu pudesse ter orgulho deles e assim o fizeram. Todos formaram-se. Agora, dois casados e uma solteira, porém independente, já mora no seu próprio apê.

- Aos 47 anos, falece por cirrose hepática, um... Meio marido ( eu vivia lá no Flat dele e ao mesmo tempo em minha casa) e meus filhos gostavam até muito dele. Durante tres anos e meio, tive a felicidade de conhecer esse homem maravilhoso por fora ( muito lindo) e principalmente "por dentro". Porém, ele, devido ao vício da bebida ( nem parecia - calmo, romântico, carinhoso, educado, inteligente, culto), nem parecia que já tinha esse vício. Mesmo sabendo que corria o risco de passar por " Dona Flor e seus dois maridos",  fiquei até o fim com ele ( seis anos e meio após, estava eu de novo no Jardim da Saudade), passando nova dor.

- Para finalizar as perdas, em maio/2011, mais uma - a do meu "anjinho"... Meu primeiro netinho ( Jorginho) nasce sem vida, devido o cordão umbilical ter dado tres voltas no pescocinho dele.

Amigas queridas, ainda tem uns romances fortes, cheios de ação...rsrs Mas hoje não vou mais cansar vocês com essa "longa" leitura e portanto, vou ficando por aqui... Por enquanto...rsrsrs

Mil beijinhos a todas vocês. As quero  MUITO BEM! 

Anne

domingo, 10 de junho de 2012

Feliz Semana às Amigas Para Sempre


Sempre queridas,

Mais uma semana chegando... Mais novidades para os nossos dias...

O nosso Blog existe, para que possamos interagir, aprofundar a nossa amizade, contar um pouco do que nos faz como somos.

Mais uma vez, conto com a participação de vocês, seja através das marquinhas que deixam impressas por aqui a título de comentários, como  pelos depoimentos de cada uma sobre suas vidas, o que certamente irá contribuir decisivamente para que, a partir do melhor conhecer-nos, possamos estreitar laços, nos tornarmos mais amigas, e assim, reconstruirmos esse caminho, interrompido lá atrás.

A seguir, algumas dicas:



quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mensagem 3 - Depoimento de Tereza Bohana



Amigas, é normal ficarmos pensando: " O que aconteceu com minhas amigas durante o tempo que ficamos sem nos ver?" Pois bem amigas, lá vai o meu relato. Casei aos 24 anos e separei aos 42 anos. Tive duas filhas maravilhosas que amo muito e que sempre me deram orgulho e momentos de felicidade. São as minhas grandes amigas. As duas já casaram e uma mora aqui em Salvador e a outra mora em São Paulo. Quando posso, vou lá matar a saudade. Meus genros são meus queridos amigos. Vivo só, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, gosto de viver só.

Amores...Nada no momento.

Gosto de trabalhar, de curtir minha casa, de sair com pessoas queridas e amigas, de ir ao teatro, de viajar, de futebol, de carnaval e de viver intensamente cada momento.

Sobre minhas atividades, sempre realizei trabalhos sociais informalmente. Visitava instituições onde levava doações e em algumas, eu e Nicinha ( parceira danada), fizemos apresentações vestidas de palhacinhas. Distribuí sopa com moradores de rua durante muito tempo, e tive apoio de nossa amiga Itana Badaró, em vários trabalhos que me envolvi. Fundei com um amigo uma ONG, que graças a uma parceria com o exército, usamos como sede, o Forte de Santo Alberto, conhecido como Forte da Lagartixa, onde trabalhei durante 7 anos. Tive uma banda de percussão formada por meninos do Pelourinho, e dei apoio, por um período, a uma banda formada por meninos da Cidade Baixa ( alguns deles, alunos do Colégio São José). De forma tranquila e sem querer impor, trabalhei com jovens, dando orientação, ensinamentos e ajuda. Com eles, aprendí muita coisa. Aprendí mais do que eu imaginava aprender. Para o meu trabalho ficar completo, sonho em ter uma escolinha de futebol. Quem sabe um dia meu sonho se realiza.

Desde 2009 sou associada da Confraria Senhor do Bonfim, com sede na Pituba, onde realizamos diversas atividades, como caminhadas, festas, bingos, café da manhã, almoços, passeios, "etílicos sociais e culturais" ( depois explico como são esses passeios) e trabalhos sociais. Ajudamos o Lar Irmã Maria Luiza ( Rua do Imperador, 61, Mares) e a Creche Orfanato Minha Vó Flor ( Largo da Madragoa, no. 1, Ribeira) e algumas outras instituições.

Desde 2004 sou corretora de imóveis e adoro meu trabalho.

Como podem ver, gosto de desafio. Convivi com muita gente e cada experiência vivida com cada uma dessas pessoas foi insubstituível. Foi única.

Hoje, estou feliz por ter reencontrado vocês. Quando eu estava sentida por não ser do grupo da 4a. série, Gracinha lembrou que fomos colegas no tempo em que usávamos chapéu. Viví e conviví  no São José, dos sete as catorze anos de idade. Foi tempo suficiente para ter muitas lembranças e reconhecer que o Colégio São José foi uma peça importante na minha vida.

Espero que não nos afastemos e que possamos curtir muitos momentos juntas.

Com carinho,

Teca


Que a gente tenha...




terça-feira, 5 de junho de 2012

Mensagem 2 - Depoimento de Erika


Amigas para Sempre,


Muitas histórias... Não dá para enumerar quantas... O resgate veio na hora certa... Na hora da síndrome do ninho vazio, na hora da carência afetiva, na hora da certeza de que o tempo passou e a vivência acumulada precisa ser partilhada.

Encontrá-las foi um exercício para tantas coisas! Para a memória, já capenga... Para o coração tão vivido, mas que se emocionou imensamente ao vê-las tão vigorosas, felizes, as crianças de sempre... Para a minha alegria de viver, potencializada ao grau máximo  por estar com vocês, tão exatamente iguais àquele tempo remoto... Enfim, foram muitas provas desse amor que ficou adormecido por tantos anos de caminhada, mas que renasceu esplendidamente num "re-convívio" de apenas tres horas.

Por tudo isso, não posso declinar dessa convivência. Ela, agora, já faz parte de mim. Não posso, nem quero, estar à margem dessa história, que no momento reescrevemos da forma mais carinhosa e cuidadosa.

Falar um pouquinho de mim é importante para que os nossos laços se estreitem, acredito nisso. Portanto, assim farei, preservando os fatos tristes, que um dia, quem sabe, tenhamos chance de relatar, mas que agora, não vem ao caso.

Minha vida deu muitas voltas, como acredito que tenha acontecido com cada uma de vocês. Casei, separei, casei de novo, separei novamente, namorei bastante e agora, estou sem um amor, mas com um filho que muito orgulho me dá, pela sua garra e determinação. Acho que sei a quem ele puxou...rs Trabalhei muito e continuo matando um leão por dia... Ainda...Corro atrás, prospecto novos projetos, "caio de boca" nas oportunidades profissionais que surgem, pois é o meu " pão de cada dia". Sinceramente, sinto que já estou cansando desse ritmo, mas a vida me impõe essa realidade e eu, cuido de seguir o fluxo com responsabilidade e muito afinco.

Minha rotina é simples, mas intensa, com tarefas não só cotidianas.

Fundei há 10 anos um projeto social, que chamamos Projeto Vida, onde trabalhamos com crianças de 0 a 10 anos, numa comunidade muito carente pertinho de Praia do Forte, onde desenvolvemos ações as mais variadas, que com tempo e havendo interesse da participação de vocês, posteriormente  podemos detalhar melhor. Tenho muitas alegrias no convívio com os meus pequenos e se vocês tiverem oportunidade desse contato, também terão, certamente.

Além disso, escrevo muito. Tenho a intenção de um dia editar meus dois livros, que já se encontram concluídos, aguardando as condições necessárias para suas publicações. Mantenho um Blog de poesias, atualmente em reforma...rs E no Recanto das Letras, mantenho um espaço de poemas, contos, prosas, etc...

Faço o que gosto e com muito amor. Esta é a minha receita para sobreviver às intempéries, às intercorrências cotidianas. Meu refúgio atualmente se encontra nas teclas do meu notebook e no meu pedacinho de chão em Praia do Forte, onde recarrego minhas energias.

Quando a saudade do filho amado aperta, pego um avião e me mando para vê-lo, abraçá-lo e dizer o quanto eu o amo. Ele, muito ocupado, nem sempre está tão disponível, mas eu faço a minha parte...rs

Tenho amigas de fé, amigas que estão sempre na minha vida e que cuido primorosamente. As amigas são elos eternos, que nos darão suporte emocional para sobrevivermos enquanto por aqui estivermos. Os amores vêm e vão ( nem todas tiveram a sorte de preservarem seus casamentos), mas a amizade verdadeira nunca morre. São imprescindíveis, vitais!

Por isso minhas amigas, a partir de então, sinto que vocês são relevantes em minha vida... Pretendo manter vínculos reais, cotidianos, que garantam o meu sorriso franco.

Amo vocês!

Erika




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mensagem 1


Amigas queridas, a intenção de publicar essa mensagem, texto divulgado anteriormente entre todas nós, é a de formarmos a nossa memória, a nossa caminhada, sem deixar que nada fique sem registro.

O referido texto são as palavras de incentivo e motivação encaminhadas às Amigas para Sempre, antes do nosso Café da Manhã no Grande Sertão. Achamos relevante transcrevê-lo, uma vez que este é um espaço onde encontraremos tudo que nos diga respeito e esta é uma oportunidade de reflexão sobre a importância do nosso acontecer.

Amigas,

" Resolvi encaminhar este email porque sei que muitas de nossas colegas que nunca participaram dos nossos encontros, recebem todos os emails do nosso grupo, criado por Magali, portanto, todas sabem o que se passa no grupo, e todas sabem do prazer que será reunirmos o maior número de amigas que conseguirmos para amanhã.

Faça seu trabalho de formiguinha e leve outra amiga.

Ao longo dos encontros que fazemos, temos sempre a preocupação de reiterar essa convocação, porém observo que para o número de colegas que tínhamos naquele tempo, a participação ainda é muito incipiente, embora nesse encontro no Grande Sertão, esperamos que seja maior.

Sabemos que é impossível todas as pessoas participarem de todos os encontros que planejarmos, sejam eles os anuais ou informais como esse de amanhã. Sempre haverá alguém, que por um motivo ou outro não poderá comparecer. Essa é uma situação perfeitamente normal, porém o nosso objetivo é comemorar a vida, é o recordar porque RECORDAR É VIVER.

É isso que todas nós precisamos VIVER, VIVER e VIVER! Por todos os motivos, precisamos viver! E viver bem. Cercadas por quem nos quer bem e por quem, apesar de todos os pesares, nos acompanhará nessa estrada da vida. Precisamos viver intensamente porque somos SEX...Já sabem não é? As que ainda não são SEX, em pouco tempo passarão a ser e assim, estaremos todas no mesmo barco.

Também não é nosso propósito VIVER DO PASSADO, porque não somos MUSEU. Nosso propósito é agregar, ter momentos prazerosos, gargalhar bastante, contar as nossas histórias, sejam elas atuais ou passadas, enfim, ter momentos felizes e de alegria, voltando a ser, nestes momentos, as crianças e adolescentes que temos nos nossos corações. Lembro que as nossas, são histórias mesmo, todas são verdadeiras, apenas apimentamos e acrescentamos uma pitada de comicidade, mas os fatos foram reais.

Vale ressaltar, que na nossa caminhada, todas tomamos rumos diferentes, mas mantivemos uma única raiz, um único tronco - o Colégio São José! Muitas prosseguiram nos estudos, porque tiveram oportunidade e quiseram, outras optaram por viver para as suas famílias sendo só mães e esposas ( o que não é pouca coisa); outras ficaram viúvas e não casaram novamente; outras casaram de novo até duas ou tres vezes ( rsrsrsrs); umas continuaram solteiras; outras se divorciaram e outras ainda, ficaram no tico tico no fubá... Algumas prosperaram financeiramente, outras não.

Por isso, formamos um grupo eclético. Não nos preocupamos com as razões de nada que aconteceu em nossas vidas. Somos felizes por termos vivido intensamente! Por sermos esse grupo que abraça todas sem indagarmos nada, é que já somos e seremos eternamente AMIGAS PARA SEMPRE.

Se antes, no colégio, não fomos grandes amigas de alguém, não importa a razão, agora nós sabemos que queremos ser! Ninguém é melhor ou pior de que ninguém! Nosso grupo não exige currículo.

Merece lembrar, também, que o tempo passa, o tempo voa e a natureza é generosa com umas e com outras não, e daí? Somos o que somos e o que queremos ser! Nós queremos ser AMIGAS PARA SEMPRE e vamos conseguir!

Muitas já disseram para mim: eu não vou porque não conheço ninguém, principalmente quando olho as fotos. Se isso acontecer, alguém sempre vai lembrar, que aquela é fulana ou sicrana, sem nenhum constrangimento, porque nós somos, simples assim...

Umas dizem: eu tinha o meu grupinho... Outras podem dizer: aquela chata vai estar lá? As reações são diversas. Mas o que importa é que todas nós amadurecemos e que o nosso grupo não alberga disputas. As disputas, sejam em que sentido forem, não nos levarão a nada. O espírito do nosso grupo é maior que tudo isso. O bom é seguirmos Zeca Pagodinho: deixa a vida me levar, vida leva eu...

Ah! Estou com problemas. Quem não os tem? Quem sabe seus problemas se dissolvem com boas gargalhadas no grupo?

Já dizia Roberto Shiniashink ( escreví certo gente?): O PROBLEMA NÃO É O PROBLEMA. O PROBLEMA É O QUE FAZEMOS DO PROBLEMA.

Muitas de nós, que já viemos participando dos encontros e provavelmente as que participarão, passarão pela fase DO FAMOSO "NÃO ME LEMBRO" Eu não me lembro nada dessa história, ou então, não me lembro dessa parte; eu fui a protagonista dessa história e não lembro. Estas situações são perfeitamente normais, paritcipo de outros grupos e isso sempre acontece. Isso será um treinamento para a nossa memória.

Querem um exemplo? O nosso Blog. Achamos que umas têm a memória privilegiada por lembrarem-se disso ou daquilo, mas, na verdade, a lembrança, foi de uma outra colega. É aquela história - "papagaio come milho e periquito leva a fama". Pedimos milhões de desculpas se erramos nessa memória, mas, garantimos que, todas receberão os créditos que merecem.

Vou citar um exemplo bem recente. O sonho de reunir nossas colegas do Colégio São José, foi alimentado durante anos, por mim e por Iracema. Mas Iracema só aparece como devotada colaboradora e não como uma visionária que enxergou mais longe e alimentou essa possibilidade. E foi mais além, trabalhou para o grupo nascer.

De qualquer forma, é assim que as coisas se formam. É por isso que são importantes as conversas informais. O nosso PING PONG, que alimenta essa animação quase infantil que estamos tendo. E amanhã, com certeza, muitas lembranças serão esclarecidas e vamos rir muito.

Nosso grupo já tem história e já tem forma. Temos um Site e um Blog. Trabalhos maravilhosos que nos une e nos enche de alegria! Não fiquem com receio de escrever, seja para o ping pong do Site ou para o Blog. Cadastrem-se no Blog! Acompanhem o que está ocorrendo! Um errinho aqui, outro alí, faz parte desse momento ímpar que estamos vivendo. Sempre haverá uma "amiga para sempre", que silenciosamente, corrigirá nossos errinhos.

Estejam lá amanhã. Não se privem dessa oportunidade! O cabelo desarrumado não é desculpa - lance mão de uns bobs ou façam um nero ( lembram?). As unhas estão feias - passe uma acetona, corte-as e você estará pronta. Você engordou muito ou se acha velha, tenha certeza, nenhuma de nós vai lhe cobrar isso. Essa cobrança é só sua.

Portanto, mexa-se, amanhã nos veremos.

Um abraço carinhoso para todas as amigas para sempre."

Marli e Cema


Histórias atuais - O pau comeu na casa de Noca


O pau comeu na casa de Noca

Era uma vez um famoso restaurante da sociedade baiana, situado nas imediações da orla de Salvador, que foi palco, na manhã nublada do dia 02 de junho de 2012 de uma reunião informal das Amigas para Sempre para um café da manhã, regado a muitos bolos, doces, mingaus, sarapatel, rabada, buchada, dentre outras iguarias, tudo muito a vontade.

As Amigas para Sempre, eufóricas, víamos nos semblante de todas, muita alegria, todo mundo querendo falar de uma só vez, coisa normal num encontro desses, pois algumas não se viam há 45 anos - umas levaram fotos antigas, era um tal de "quem é essa?" - de lá outra respondia - " Ói eu aqui!" Algumas com seus notebooks, coisas da modernidade... Umas fotografando, outras filmando nas máquinas digitais ou nas suas filmadoras... Um delírio!!!!!!

Algumas saíram mais cedo por razões superiores, mas a alegria era contagiante. O encontro estava animadíssimo, até que se falou numa tal de Promoção - umas entenderam do que se tratava, outras não...

Até que, durante o evento, um garçon muito educado pergunta a Marli ( Fátima estava junto dela):
- Sra, cadê seu cartão?
Ela respondeu: - Que cartão?
Ele insistiu: - Sra, o cartão?
Ela retrucou: - O Sr, me deu cartão foi? Eu não me lembro não

Magali, que estava próxima disse: - Ih! Eu não sei onde botei meu cartão...
Marli, mais uma vez, perguntou ao garçon: - O Sr. me deu o cartão? Pergunta pertinente, pois era a primeira vez que ía ao famoso restaurante, tendo ela chegado tarde, não sabia dos procedimentos do referido estabelecimento.
Ele, o garçon, mais uma vez afirmou: - A Sra. só vai poder sair se me entregar o cartão.
Ela então, perguntou mais uma vez: - Moço, se pagar, pode sair?
Ele respondeu: - Pode!
Ela então indagou: - Quanto é?
O garçon respondeu: - Duzentos reais.
Ela, já desesperada, retrucou: - Isso tudo? E ponderou - Fátima, tô lascada!  Você vai pagar. Fátima sorriu e o tempo foi passando...

A saga do cartão continuava.
O garçon colava nela e perguntava pelo cartão, até que ela, já muito incomodada, disse a ele: - Moço, eu te garanto que não vou sair daqui dando prejuízo ao restaurante, mas deixe eu curtir esse encontro...

O tempo todo assédio moral e constrangimento... Agora, imaginem vocês, Marlizinha, toda certinha, gosta de tudo nos trinks, e o garçon insinuando que ela ía dar o zignal...kkkk ou o famoso espeto. Virava e mexia, não perguntava mais pelo cartão, mas colava junto, o verdadeiro sombra, o cão de guarda - Mais precisamente - " Pulga danada por que não me larga..."

Aí, o PAU COMEU NA CASA DE NOCA - Marli dizia: - Não aguento mais esse homem atrás de mim feito sombra. Nisso, ela procurava a bolsa prá ver se o bendito cartão estava lá.
- Cadê minha bolsa? Cadê minha bolsa?
Do outro lado, Lindaiá gritava - De quem é essa bolsa? Ninguém ouvia e Marli repetia - A minha é cinza, preta...kkkk Marli então falou: - Linda, deixe essa bolsa em cima da mesa que uma hora a dona aparece, acho que é de Magali...

Uma verdadeira Torre de Babel e Marli perplexa, só observava Magali cochichando de lá prá cá.
De repente, Gracinha virou-se e disse: - Está na Constituição o direito de ir e vir. Temos uma delegada aqui, a Dra. Lindaiá, não vamos nos preocupar. Marli então, mais que depressa, gritou de lá - Oxente Gracinha! Temos duas - Magali não é delegada não é?

Uma verdadeira confusão. Magali então disse a Marli: - Vá prá lá... Vá prá lá...Vou resolver isso. Você não pegou cartão nenhum. Vá prá lá que a gente vai resolver.
Marli complementou: - Gente, a promoção de quem chegou primeiro eu tenho que pagar.
Erika então, se meteu na conversa - A promoção é do restaurante.
Marli não aguentou e caiu na famosa gargalhada - Como é Erika?

Passa um tempinho, Erika desaparece, até que volta, eufórica, com um cartão na mão, dizendo: - Olhe aqui a promoção, cortesia do restaurante.
Marli disse: - Erika, você se superou.

No fim, os ânimos serenaram, e Lindaiá ainda fez uma observação: - Esse homem ainda está procurando? Marli completou: - Vamos embora. Anne finalizou: - Vamos todas juntas.

Moral da história:
Marli não pagou o dela nem o da promoção que ía oferecer...kkkkkkkk
Justifica-se por ter comido apenas uma fatia de abacaxi e um pequeno pedaço de mamão, pois é diabética e hipertensa. 


Olha aí a confusão formada!!!!