Nossa história

Nossa história

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mensagem 2 - Depoimento de Erika


Amigas para Sempre,


Muitas histórias... Não dá para enumerar quantas... O resgate veio na hora certa... Na hora da síndrome do ninho vazio, na hora da carência afetiva, na hora da certeza de que o tempo passou e a vivência acumulada precisa ser partilhada.

Encontrá-las foi um exercício para tantas coisas! Para a memória, já capenga... Para o coração tão vivido, mas que se emocionou imensamente ao vê-las tão vigorosas, felizes, as crianças de sempre... Para a minha alegria de viver, potencializada ao grau máximo  por estar com vocês, tão exatamente iguais àquele tempo remoto... Enfim, foram muitas provas desse amor que ficou adormecido por tantos anos de caminhada, mas que renasceu esplendidamente num "re-convívio" de apenas tres horas.

Por tudo isso, não posso declinar dessa convivência. Ela, agora, já faz parte de mim. Não posso, nem quero, estar à margem dessa história, que no momento reescrevemos da forma mais carinhosa e cuidadosa.

Falar um pouquinho de mim é importante para que os nossos laços se estreitem, acredito nisso. Portanto, assim farei, preservando os fatos tristes, que um dia, quem sabe, tenhamos chance de relatar, mas que agora, não vem ao caso.

Minha vida deu muitas voltas, como acredito que tenha acontecido com cada uma de vocês. Casei, separei, casei de novo, separei novamente, namorei bastante e agora, estou sem um amor, mas com um filho que muito orgulho me dá, pela sua garra e determinação. Acho que sei a quem ele puxou...rs Trabalhei muito e continuo matando um leão por dia... Ainda...Corro atrás, prospecto novos projetos, "caio de boca" nas oportunidades profissionais que surgem, pois é o meu " pão de cada dia". Sinceramente, sinto que já estou cansando desse ritmo, mas a vida me impõe essa realidade e eu, cuido de seguir o fluxo com responsabilidade e muito afinco.

Minha rotina é simples, mas intensa, com tarefas não só cotidianas.

Fundei há 10 anos um projeto social, que chamamos Projeto Vida, onde trabalhamos com crianças de 0 a 10 anos, numa comunidade muito carente pertinho de Praia do Forte, onde desenvolvemos ações as mais variadas, que com tempo e havendo interesse da participação de vocês, posteriormente  podemos detalhar melhor. Tenho muitas alegrias no convívio com os meus pequenos e se vocês tiverem oportunidade desse contato, também terão, certamente.

Além disso, escrevo muito. Tenho a intenção de um dia editar meus dois livros, que já se encontram concluídos, aguardando as condições necessárias para suas publicações. Mantenho um Blog de poesias, atualmente em reforma...rs E no Recanto das Letras, mantenho um espaço de poemas, contos, prosas, etc...

Faço o que gosto e com muito amor. Esta é a minha receita para sobreviver às intempéries, às intercorrências cotidianas. Meu refúgio atualmente se encontra nas teclas do meu notebook e no meu pedacinho de chão em Praia do Forte, onde recarrego minhas energias.

Quando a saudade do filho amado aperta, pego um avião e me mando para vê-lo, abraçá-lo e dizer o quanto eu o amo. Ele, muito ocupado, nem sempre está tão disponível, mas eu faço a minha parte...rs

Tenho amigas de fé, amigas que estão sempre na minha vida e que cuido primorosamente. As amigas são elos eternos, que nos darão suporte emocional para sobrevivermos enquanto por aqui estivermos. Os amores vêm e vão ( nem todas tiveram a sorte de preservarem seus casamentos), mas a amizade verdadeira nunca morre. São imprescindíveis, vitais!

Por isso minhas amigas, a partir de então, sinto que vocês são relevantes em minha vida... Pretendo manter vínculos reais, cotidianos, que garantam o meu sorriso franco.

Amo vocês!

Erika




9 comentários:

  1. Erikinha,
    Chorei de emoção quando lí parte de sua trajetória. Chorei... Chorei...Alguns aspectos de sua trajetória tem a ver com a minha.
    Avant!... Erika!... Avant!...

    Sua eterna amiga,
    Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga,
      A vida sempre está em movimento... Haveremos sempre de encarar os desafios como oportunidades de crescimento. Assim tenho feito...
      Obrigada pelo carinho!
      Carinhosamente,
      Erika

      Excluir
  2. Erika, querida!
    Cada dia que passa fico mais satisfeita e orgulhosa de ter reencontrado amigas como você.Inteligente,bonita,batalhadora e amiga.Se depender de mim esse grupo nunca vai acabar, pois temos e teremos muitos motivos para comemorar.
    A Amizade é o melhor Bem que podemos ter.
    Bjs Cema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda amiga Cema,

      A minha alegria é imensa! Você continua muito querida.

      Achei importante sair na frente mostrando a "cara", quem sabe assim, incentivamos as demais amigas a se desnudarem, nem que seja um pouquinho... Só dessa forma, fortaleceremos os laços de afeto que nos une...

      Nos colocando abertamente, aprofundaremos essas amizade , que já é tão especial em nossas vidas.

      Carinho eterno,
      Erika

      Excluir
  3. Kika,
    Como você diz cada uma teve sua cota de intempérie na vida. Meu inferno zodiacal levou mais de quinze anos e pensei que ia pirar! Um dia eu conto. Tenho algumas crônicas muito engraçadas, mas algumas são tão densas e angustiantes que chega a doer. Pretendo publicá-las, aos pouquinhos no blog. Mas paciência!Agora passou!
    O re-encontro também resgatou uma parte de mim que, por causa desse inferno zodiacal, estava adormecido. Foi delicioso ser eu mesma sem que ninguém cobrasse outros comportamentos.
    Agora nós temos uma REDE (de amigas para sempre) e isso nos dá uma sensação de segurança. Nunca estaremos completamente sós.
    Pensei em quanto seria bom alugarmos um ou dois veículos que coubesse o maior número de nós, e irmos fazer uma visita nesse seu cantinho "Projeto Vida". Combinaríamos um evento e passaríamos uma tarde com eles. E levaríamos alguma coisa para ajudá-los. Que tal? Vou postar esse comentário no site, também. Poste a sua partilha de vida no site e incentive-as a ir ao blog comentar.
    xêros, xêros, xêros.
    Magali

    ResponderExcluir
  4. Maga querida,

    Você não imagina como fico feliz de saber que conto com a sua solidariedade...

    Tive exatamente essa sensação quando nos reunimos - a de que não estávamos sós. Que algo se agregava à minha vida em companheirismo, cumplicidade em amizade verdadeira, desinteressada, apesar de estarmos juntas há apenas 03 ou 04 horas.

    Quanto ao Projeto Vida, acho excelente a idéia - o próximo evento comemorativo será o Dia das Crianças. Nesse meio tempo, nossos pequenos, estarão seguindo suas rotinas de ensino-aprendizagem, com diversas atividades que o Projeto promove. Para as festividades do Projeto, realizamos bazares, quermeses, com venda de produtos variados, visando arrecadar o necessário para a compra de brinquedos, brindes para sorteio, brincadeiras, alimentação, etc...Podemos planejar juntas o que é possível realizar com o grupo. Mas se formos, voluntariamente na data que comemoramos o Dia das Crianças será também um ESPETÁCULO. Depois, passo prá vc a nossa programação de entretenimento e logística necessária para esse momento. Me sentirei muito feliz com vocês ao meu lado - quem sabe algumas não decidem abraçar a causa também?

    Já estou mais animada!!! Você não tem idéia das dificuldades que temos passado para conseguir concretizar os diversos segmentos do Projeto - ensino-aprendizagem, esporte e lazer e assistência social ( muitas crianças são vítimas de violência doméstica, alcoolismo e drogas, dentre outras mazelas e precisam ser acompanhadas). Atualmente, as oficinas profissionalizantes por exemplo estão sem voluntários. Como não somos ainda institucionalmente formalizados, contamos apenas com a boa vontade das pessoas, que se incorporam a esta iniciativa, acreditando que é possível, mas aliado a tudo isso, dependemos da disponibilidade desses profissionais.

    Obrigada amiga!

    Carinho eterno,
    Erika

    ResponderExcluir
  5. UAU! Um Santo baixou em mim (mentira...foi as explicações de vcs, Magali e Erika, ...rs rs)e...parece q acertei...pelo menos o
    quadrado brco...apareceu, né?... Que bacana, amiga, a colocação de um pouco da sua vida pessoal para nós! E PARABÉNS por esse Projeto bonito que fazes com as crianças na Praia do Forte...Deus te ilumine cada vez mais ... você está fazendo sua parte neste Planeta, não é isso? Siga em frente, apesar das dificuldades encontradas... fazem parte do nosso crescimento espiritual, enquanto a gente ser humano vivo neste plano terreno.Bj grande da miga de sempre
    Anne

    ResponderExcluir
  6. Amiga tão querida,

    Que legal que tenha conseguido! Estava sentindo falta da sua alegria por aqui... Fiquei muito feliz em reencontrá-la Anne.

    Agora, é aguardar que vc e nossas amigas se motivem a historiar um pouco das suas vidas e assim, fortalecer a nossa convivência.

    Então... O Projeto é uma realização pessoal, que ainda carece de muita estrutura, mas me dá um prazer imenso. Uma missão que pretendo levar adiante, custe o que custar...

    Muito carinho,
    Erika

    ResponderExcluir
  7. Puxa acho maravilhoso , todas postagem adoro ficar lendo tudo e horas sorrindo hora chorando é muito bom este nosso relacionamento ainda não sei postar , mais tou engatinhando no aprendizado, logo logo tarei falando de mim.
    To amando amigas.

    ResponderExcluir